Utilizar o SPIP «localmente»

Para publicar o seu site na Web, precisa certamente de um serviço de alojamento. Mas enquanto espera, talvez queira fazer ensaios e afinações sem se incomodar com a lentidão da ligação à Internet, e sem deixar os seus futuros visitantes admirar logo de início os seus primeiros passos. A solução é alojar o seu próprio «servidor web» no seu computador pessoal, para uso privativo. Chama-se a isso «trabalhar localmente».

Para os utilizadores com um PC a funcionar com o Windows, a solução mais simples para testar o SPIP consiste em instalar o EasyPHP (em inglês) na sua própria máquina.

Para MacOS, um tutorial explica como usar o MAMP (em francês) para fazer a mesma coisa.

O GNU?Linux também permite montar um pequeno servidor pessoal, à vezes instalando separadamente o Apache, PHP e MySQL (solução normalmente chamada de LAMP). Consulte a documentação do seu sistema ou os websites de entreajuda dedicados ao sistema que utiliza. Por exemplo, para as distribuições Ubuntu e Mandriva (ambas em francês).

De sublinhar que se trata essencialmente de uma solução para testar o SPIP. No quadro de uma utilização real para difundir informação na internet, será necessário realizar uma instalação num verdadeiro serviço de alojamento.

Autor guidaq Publié le : Mis à jour : 17/03/25

Traductions : عربي, català, corsu, Kréol réyoné, Deutsch, English, Español, français, italiano, 日本語, Nederlands, òc lengadocian, polski, Português, svenska, Türkçe, українська